Findo ou findado
Tanto findo quanto findado são formas verbais existentes em Língua Portuguesa e estão corretas, estando ambas relacionadas ao verbo de primeira conjugação findar. O verbo findar origina-se no vocábulo latino finitare e tem por significado pôr fim a algo, terminar, finalizar, concluir, podendo tais expressões serem também utilizadas enquanto sinônimos. Figurativamente, findar pode expressar morrer, deixar de existir. Note os exemplos:
- Finalmente, findamos toda a etapa de construção do edifício.
- A jornada de José findou nesta terra.
Findar: verbo abundante
Findar possui duas formas de particípio- findo e findado. Quando isso ocorre, gramaticalmente temos um verbo abundante. Verbos abundantes são todos aqueles que possuem dois particípios, um regular e outro irregular. Para a aplicação de findo ou findado, há regras específicas.
Findo
Findo é o particípio irregular e é utilizados nas locuções verbais (dois verbos juntos, constituindo um sentido), ao lado dos verbos ter e haver na voz ativa (quando alguém ou algo realiza a ação da frase).
Exemplos com findo
- Os professores têm findo as correções antes do prazo proposto para a entrega.
- Ela havia findo todas as tarefas avaliativas ao final do mês de treinamento.
Findado
Findado é o particípio regular do verbo findar e admite como verbos auxiliares ser ou estar, na voz passiva (algo ou alguém recebe a ação proposta na frase).
Exemplos com findado
- O contrato já estava findado antes mesmo de nossa ciência.
- As avaliações foram findadas com extremo sucesso por todos os alunos presentes.
Em nossa língua, temos outros verbos abundantes. Observe:
Pagar: pago/ pagado.
Imprimir: imprimido/ impresso.
Ganhar: ganho/ ganhado.
Morrer: morto/ morrido.
Extinguir: extinto/ extinguido.
Todos os verbos abundantes acima seguem as mesmas regras já explicadas para findar no que diz respeito ao uso do particípio.