Feminino de ladrão
A forma feminina de ladrão mais recomendada é ladra. No entanto, as formas ladrona e ladroa também estão corretas, embora ladroa seja muito pouco usada atualmente.
Exemplos
- Sempre soube que ele era um ladrão.
- Sempre soube que ela era uma ladra.
- Ele foi acusado de ser ladrão.
- Ela foi acusada de ser ladra.
Ladra, ladrona e ladroa
O substantivo ladrão forma o seu plural de três formas distintas. A forma ladrona segue um dos princípios mais comuns de formação do feminino no português para palavras terminadas em -ão: substitui-se a terminação -ão por -ona. Ladrona, no entanto, é quase sempre usada com sentido pejorativo, como um xingamento, e deve ser evitada em contextos mais formais.
A forma ladroa é outra que segue uma estrutura bem comum de forma feminina para palavras terminadas em -ão (varão/varoa, leão/leoa, por exemplo). Ladroa, no entanto, é uma forma muito pouco utilizada hoje em dia.
A forma preferencial de feminino para ladrão é ladra, que apresenta uma terminação bem diferente da forma masculina. Nisso ela se assemelha a algumas outras poucas formas femininas de substantivos terminados em -ão: cão/cadela; perdigão/perdiz; barão/baronesa; etc. Ladra é a forma utilizada e aceita socialmente.