Feminino de cavaleiro
O feminino de cavaleiro é cavaleira. Antigamente, utilizava-se também o termo amazona para designar o feminino de cavaleira. Contudo, o mais correto gramaticalmente é o termo cavaleira.
Hoje, utiliza-se cavaleira para designar a mulher que monta a cavalo, que participa em provas de hipismo, mas o termo amazona continua a existir e pode ser utilizado em termos poéticos ou quando se pretende referir uma senhora que monta a cavalo «à amazona», ou seja, de lado.
Exemplos
- As cavaleiras ganharam a competição de hipismo.
- Minha filha disse que deseja ser cavaleira.
- Para ser cavaleira é preciso de muita força física.
Atenção: Não confundir cavaleiro(a) com cavalheiro(a). Uma palavra refere-se aquele(a) que anda a cavalo, a outra refere-se a uma pessoa educada e de bons modos.
Cavaleira ou amazona?
Durante a época medieval, o termo amazona era utilizado como feminino de cavaleiro, mas para designar a senhora que montava a cavalo, de lado, com uma saia comprida. Esse tipo de montagem foi inventado porque no período medievo não era considerado próprio uma senhora montar normalmente.
A palavra amazona, atualmente, deve ser utilizada para designar as figuras fabulosas das Amazonas a que os Gregos antigos atribuíam existência histórica e que eram oriundas do Cáucaso e que viviam na Ásia Menor. Eram elas mulheres guerreiras que montavam e lutavam a cavalo. A palavra também tem sido utilizada em centros hípicos que desenvolvem a modalidade de montaria de cavalo de lado, como o faziam as senhoras na época medieval.