Estremo ou extremo
As palavras estremo e extremo estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, possuem significados diferentes e não devem ser utilizadas nos mesmos contextos, pois a escolha de uma ou outra palavra altera completamente o sentido da frase.
Estremo
A palavra estremo pode ser classificada morfologicamente como um adjetivo ou como um verbo. Quando utilizada como ajetivo a palavra estremo designa o limite de algo. Quando empregada como verbo, corresponde ao verbo estremar conjugado na 1ª pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo. O verbo estremar designa o ato de delimitar, dividir e balizar. Estremar também designa a ação de separar algo, estabelecer diferença e fazer distinções, discernir algo, tornar-se distinto ou notável em função de algo.
Exemplos com estremo
- Hoje eu extremo as nossas terras.
- Eu estremo os objetos que julgo inúteis.
- Para mim é muito difícil estremar os alunos.
- Eu não estremo o meus sentimentos. (sentido de discernir)
- Estremo-me pelo meu caráter.
Extremo
A palavra extremo também pode ser classificada como um adjetivo ou como um verbo. Utilizada como ajetivo tem o significado de caracterizar algo como excessivo, distante, afastado, longínquo, muito intenso, anormal, grave, radical, extremista. Quando utilizada como verbo, corresponde ao verbo extremar conjugado na 1ª pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo. O verbo extremar designa o ato de tornar-se extremo ou máximo, de assinalar e exaltar, indica também o ato de praticar algo em larga escala.
Exemplos com extremo
- O seu bairro é muito extremo para eu ir a pé. (adjetivo)
- Sentia um furor extremo. (ajetivo)
- Nas situações extremas, é preciso contar com os amigos. (adjetivo)
- A extrema direita está ganhando destaque em todo o mundo. (adjetivo)
- As roupas extremavam as diferenças sociais. (verbo)
Veja outras palavras que possuem alteração de sentido mediante a troca de uma letra: descriminar e discriminar, infligir e infringir, fragrante e flagrante, espirar e expirar.