Estreme ou extreme
As palavras estreme e extreme estão corretas e existem na língua portuguesa. Embora os termos tenham grafia semelhante, os sentidos são bem dessemelhantes e, assim, essas palavras devem ser utilizadas em contextos específicos.
Estreme
A palavra estreme, escrita com a letra s, é classificada morfologicamente como um adjetivo. Como adjetivo, a palavra estreme caracteriza algo que é puro, indubitável ou sem contradições. Além disso, o vocábulo estreme pode ser uma das flexões verbais do verbo estremar, também grafado com -s, na primeira ou terceira pessoa do presente do subjuntivo (que eu/ele estreme). O verbo estremar designa o ato de delimitar, balizar ou demarcar uma propriedade com estremas (marcos divisórios); separar, com marco divisório; diferençar e discriminar.
Exemplos com estreme
- Seu argumento é estreme, não há possibilidade de o contradizer. (adjetivo)
- É necessário que eu estreme a verdade da falsidade. (verbo)
Extreme
A palavra extreme, com a letra x, é a forma conjugada do verbo estremar na primeira ou terceira pessoa do singular do tempo presente no modo subjuntivo. O verbo extremar se refere, principalmente, ao ato de fazer chegar ao extremo ou ao máximo, exaltando, enaltecendo, notabilizando. Designa também a ação de praticar alguma coisa em grande escala, de forma exagerada e desmedida.
Exemplos com extreme
- Talvez eu me extreme durante a discussão, mas é porque estou muito nervoso com tudo isso!
- Que ele extreme-se ao defender seus argumentos não é nenhuma novidade.