Entrasse ou entra-se
As duas formas existem em língua portuguesa, estão corretas e podem ser usadas, porém, mesmo que pertençam ao mesmo verbo, entrar, cada expressão está conjugada num tempo e modo diferentes. O verbo entrar, do latim intrare, traz enquanto significados principais passar de fora para dentro, fazer parte de, adentrar e pode ser conjugado em todos os tempos, modos e pessoas.
Entrasse
Entrasse corresponde à forma de primeira ou terceira pessoa do singular, no pretérito imperfeito, do modo subjuntivo. O modo subjuntivo trata de possibilidades, hipóteses e o pretérito imperfeito do subjuntivo expressa a ideia de desejos, expectativas, situações que acontecerão a depender da concretização de outras. Na sequência, temos a conjugação completa do verbo entrar no pretérito imperfeito do subjuntivo e algumas sentenças de exemplo de uso.
(Se eu) entrasse
(Se tu) entrasses
(Se ele) entrasse
(Se nós) entrássemos
(Se vós) entrásseis
(Se eles) entrassem
Exemplos com entrasse
- Se ele entrasse no nosso grupo no Facebook, ficaria sabendo de todas as novidades sobre o assunto.
- Se eu não entrasse no grupo da escola, dificilmente ficaria sabendo das datas de entrega dos trabalhos.
- Seria muito bom se ela entrasse para a nossa empresa.
Entra-se
Entra-se é termo constituído pelo verbo entrar na terceira pessoa do singular, no tempo do presente do modo indicativo, porém seguido da partícula se, que funciona aqui como índice de indeterminação do sujeito, não nos permitindo saber quem ao certo realiza a ação proposta na frase. Note abaixo a conjugação completa do verbo entrar no presente do indicativo e orações com o índice de indeterminação.
Eu entro
Tu entras
Ele entra
Nós entramos
Vós entrais
Eles entram
Exemplos com entra-se
- Todos os dias, entra-se um novo membro no nosso grupo.
- Nas audiências, frequentemente, entra-se em um acordo entre as partes envolvidas no processo.
- Num hospital, entra-se sempre em silêncio.