Empasse ou impasse
As palavras empasse e impasse estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo é preciso muito cuidado ao usá-las na escrita. Quando deseja-se referir a uma situação de difícil resolução o correto é impasse. Em alguns outros casos, a palavra empasse pode ser utilizada.
Empasse
A palavra empasse é a forma conjugada do verbo empar na primeira e terceira pessoa do pretérito do subjuntivo. De pouca utilização, o verbo empar significa, na área da agricultura, sustentar uma videira, parreira, feijoeiro etc. por meio de varas ou estacas. O uso dessa forma verbal é tão reduzido que não consta seu registro no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras.
Exemplos com empasse
- Se ele empasse a videira ela cresceria mais saudável.
- Caso eu impasse a videira você acha que ela daria mais uvas?
Impasse
Quando desejamos nos referir a uma situação aparentemente sem solução, a um beco sem saída ou a uma situação embaraçosa utilizamos a palavra impasse. Normalmente, este é o significado mais usual que desejamos produzir na frase, sendo a palavra impasse mais utilizada na língua portuguesa.
Impasse também pode corresponder ao verbo impar quando conjugado na primeira e terceira pessoa do pretérito do subjuntivo. O verbo impar refere-se ao ato de respirar mal, de ofegar, sendo sinônimo de soluçar convulsivamente.
Exemplos com impasse
- As negociações chegaram a um impasse. (substantivo)
- Nosso relacionamento chegou a um impasse, não podemos continuar. (substantivo)
- Se o pai impasse novamente iriam levá-lo ao hospital. (verbo)