É necessário ou é necessária
As duas expressões existem em nossa língua e podem ser utilizadas, mas obedecem a regras diferentes no que diz respeito à concordância nominal. A concordância nominal é o recurso que estabelece relação e regras entre os substantivos (nomes) com as demais classes de palavras, como adjetivos, pronomes, numerais, artigos, entre outras.
É necessário ou é necessária: quando usar?
Para sabermos qual opção aplicar, precisamos analisar a presença, ou não, dos artigos definidos o, a. Quando houver a presença do artigo definido feminino no singular (a), o correto é usarmos é necessária, pois o artigo realiza a tarefa de determinação do termo, fazendo com que a concordância da expressão seja no feminino.
Exemplos
- É necessária a implantação de novas regras para o funcionamento das avaliações semestrais.
- É necessária a verificação dos dados antes da reunião agendada.
- É necessária a atualização da ata diante da última votação.
Caso o artigo definido seja masculino (o), a regra seguirá a mesma, havendo a obrigatoriedade de se utilizar o termo é necessário, realizando, dessa forma, a concordância no gênero masculino devido ao artigo masculino o.
Exemplos
- É necessário o agendamento prévio para as consultas médicas.
- É necessário o estabelecimento das datas dos encontros.
- É necessário o contrato assinado para o fechamento do negócio.
Quando não há a presença de artigo definido, quer seja feminino, quer seja masculino, as regras da concordância nominal ditam que devemos aplicar sempre a expressão é necessário.
Exemplos
- É necessário presença de todos os sócios majoritários na votação.
- É necessário assinatura dos alunos para a requisição.
- É necessário prudência ao se lidar com a situação.
A mesma regra estabelecida para é necessário/ é necessária aplica-se aos pares é proibido/é proibida/ é preciso/ é precisa/ é obrigatório/ é obrigatória/ é permitido/ é permitida.