Disso ou disto
As palavras disso e disto estão corretas e existem na língua portuguesa. A diferença de uso entre essas palavras relaciona-se com questões referenciais (espaço e tempo). Disso e disto são formas do pronome demonstrativo isso ou isto quando combinados com a preposição de: de + isso = disso; de + isto = disto.
Veja também: nessa e nesta.
Isso e isto são pronomes demonstrativos utilizados para situar a pessoa ou a coisa designada em relação às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. São também utilizados para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou algo que se vai mencionar no discurso.
Disso
O pronome isso e, consequentemente a forma disso, é utilizado para indicar algo que está perto da pessoa a quem se fala, isto é, que está longe da pessoa que fala. Quando situa algo no tempo, isso é utilizado para designar algo que está em um momento passado com relação à época em que se coloca a pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que foi mencionado no discurso.
Exemplos com disso
- Você está comendo bolo de chocolate? Gosto muito disso.
- Era justamente disso que eu estava falando!
Disto
O pronome isto deve ser empregado para indicar que algo está perto da pessoa que fala. Também é utilizado para indicar o tempo presente em relação à pessoa que fala e para referir o que vai ser mencionado no discurso.
Exemplos com disto
- Olha o que eu ganhei. O que vamos fazer diante disto?
- Não sei nada além disto: quero ser feliz!