Dispensa ou despensa
As palavras dispensa e despensa estão escritas corretamente e são encontradas em contextos comunicativos do vocabulário português. O que muda nas duas palavras são os seus significados, devendo ser utilizadas em contextos de comunicação diferentes.
Dispensa
A palavra dispensa, grafada com a letra i, tem como significado a permissão para se isentar de uma determinada tarefa ou obrigação. Neste caso, a palavra é muito utilizada em casos em que o indivíduo não é obrigado a cumprir algumas obrigatoriedades, como serviço militar e obrigações eleitorais.
Essa palavra é classificada como um substantivo e deverá ser utilizada nos contextos em que há indicação para não se executar uma tarefa, podendo também está se referindo a rescisão de contrato imposta a um indivíduo pela empresa em que trabalha.
Tem como sinônimos os vocábulos permissão, licença, isenção ou demissão, quando se trata de uma rescisão de contrato.
A palavra dispensa também poderá ser classificada como uma das formas verbais proveniente do verbo dispensar e indica a ação de abrir mão de um determinado objeto ou coisa, sendo sinônimo das palavras rejeitar e recusar.
Exemplos com dispensa
- A empresa em que Carlos trabalha o informou sobre a sua dispensa.
- O filho do meu irmão saiu do exército sem ter conseguido dispensa do serviço militar.
- O aluno daquela turma dispensa a ajuda dos seus professores.
Despensa
Já a palavra despensa, grafada com a letra e, se refere ao ambiente ou parte de uma casa onde são armazenados os alimentos utilizados nas refeições da casa.
Essa palavra também é classificada como um substantivo do gênero feminino e não possui uma origem certa, sendo registrada nos dicionários como sinônima da palavra despesa.
Exemplos com despensa
- A despensa do restaurante foi abastecida para sua inauguração.
- Guardei os produtos enlatados na parte inferior da despensa da cozinha.