Dia a dia ou dia-a-dia
A forma correta para escrita dessa locução é a expressão dia a dia, sem o uso do hífen. Não é correto utilizar essa expressão com o hífen. A expressão dia a dia já foi grafada com a utilização do hífen e isso era aceito antes do ano de 2009 quando foi implantando o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa.
A partir desse acordo, a expressão deixou de ser separada com o hífen, podendo ser classificada como locução substantiva ou adverbial. A expressão é uma locução substantiva quando é utilizada para se referir a cotidiano.
Exemplos com dia a dia como locução substantiva
- O dia a dia de Carol é muito conturbado.
- De vez em quando tenho aborrecimentos no meu dia a dia.
A expressão dia a dia é uma locução adverbial quando estamos nos referindo a uma ação que é praticada de forma diária ou que é praticada conforme vão se passando os dias.
Exemplos com dia a dia como locução adverbial
- A escola atualiza a lista de alunos dia a dia.
- As notas do seu filho estão mudando dia a dia para melhor.
Além da expressão dia a dia, outros termos também não fazem uso do hífen na sua composição. O acordo ortográfico fez alterações em expressões substantivas, que apresentam valor de adjetivo, pronome, advérbio, preposição ou conjunção.
No entanto, para toda regra sempre há uma exceção e existem alguns casos que ainda fazem uso do hífen, como é o caso de expressões como pé-de-meia, água-de-colônia e mais-que-perfeito.