Desço, deço ou desso
A forma correta de escrita da palavra é desço, com sç. As formas deço e desso estão incorretas e não existem na ortografia da língua portuguesa.
Desço
A palavra desço corresponde ao verbo descer quando conjugado na primeira pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo (eu desço).
O verbo descer é um verbo foneticamente regular, mas que apresenta irregularidade na sua estrutura formal. Isso significa que há alteração do radical -desc quando o verbo é conjugado em determinados tempos e pessoas.
Ocorre a alteração da consoante c para a consoante ç antes da vogal a e da vogal o, para que a sonoridade seja mantida. Assim temos: eu desço (presente do indicativo), que tu desças (presente do subjuntivo), desça ele (imperativo), que nós desçamos (presente do subjuntivo) etc.
O verbo descer é utilizado para indicar o movimento no espaço de uma parte mais alta para uma parte mais baixa. Pode ser utilizado com outros sentidos dependendo do contexto, como: declinação, aproximação do fim, largar ou abandonar uma atitude negativa, perder prestígio etc.
Exemplos com desço
- Eu desço oito andares de escada todos os dias.
- Eu sempre desço a rua correndo para pegar o ônibus no horário.
- Eu não desço as escadas, vou sempre de elevador.
- Eu desço o nível quando estou bêbado.