De vez enquando ou de vez em quando
Admite-se unicamente enquanto versão correta a locução de vez em quando. Enquando é termo que não existe e que, por isso, não pode ser usado por aqueles que desejam aderir às regras da gramática normativa e da ortografia vigente até então.
Formada pela preposição de, pelo substantivo vez, pela preposição em e pelo advérbio quando, a expressão de vez em quando se constitui numa locução adverbial. Locuções adverbiais são aquelas formadas por duas ou mais palavras (advérbios ou não) que exercem a função morfológica na frase correspondente aos advérbios, que é a de acrescentar informações extras, detalhes a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.
O termo aqui estudado, de vez em quando, corresponde ao sentido de algo que é feito sem frequência, ocasionalmente e pode admitir os sinônimos de às vezes, de tempos em tempos, de quando em quando, casualmente, eventualmente, fortuitamente, entre outras opções cabíveis.
Exemplos com de vez em quando
- Apesar de gostar muito, eu não como pizza todos os dias, só de vez em quando.
- De vez em quando, é importante reservarmos um fim de semana apenas para relaxarmos e descansarmos a mente e o corpo.
- Não a vejo toda semana, ela vem aqui de vez em quando.
Quando queremos intensificar o sentido de de vez em quando, expressando que a situação acontece ainda mais raramente, podemos acrescentar o advérbio muito em sua frente. Veja a possibilidade de formação:
- Faço compras muito de vez em quando.
- Adoro viajar, mas infelizmente isso acontece em minha vida muito de vez em quando.
A confusão em torno da expressão de vez em quando ocorre porque alguns usuários de nossa língua acreditam que a mesma regra válida para enquanto vale também para em quando, porém, em + quando não são admitidos juntos em nenhuma situação de uso.