Cota ou quota
As palavras cota e quota estão corretas e são utilizadas na língua portuguesa. Na maioria dos casos, essas palavras são utilizadas como sinônimas, apresentando os mesmos significados.
Cota e quota
A palavra cota é um substantivo feminino que possui diferentes significados. Em um objeto cortante, a cota é o lado oposto ao gume.
Quando refere-se à questões econômicas a palavra cota designa uma quantia, uma parcela determinada de um todo. Pode também designar a parcela com a qual alguém contribui para a realização de algo. Indica ainda a prestação que corresponde à fração do preço de algum produto. A palavra quota apresenta esses mesmos significados.
Antigamente, cota designava o revestimento, geralmente até a altura dos joelhos, usado sob a parte superior da armadura de um cavaleiro. É também o nome de um tipo de gibão, muito usado pelos homens da nobreza e o nome de um peixe dos mares do Sul.
Quando empregada no plural, cotas, a palavra se refere à Lei de Cotas para o Ensino Superior.
A Lei de Cotas é uma ação afirmativa do Governo Federal cujo objetivo é a reserva de vagas em universidades públicas e privadas para alunos de baixa renda e para grupos específicos classificados por etnias, na maioria das vezes, negros e indígenas.
Exemplos com cota e quota
- A cota da adaga é inofensiva.
- A cota/quota para a festa ficará menos de 50,00 para cada.
- Pagou o carro em dez cotas/quotas iguais.
- A cota dos cavalheiros devia ser muito desconfortável.
- O sistema de cotas da UFMG reprovou a matrícula de cerca de 350 alunos que se autodeclararam negros ou indígenas.
A palavra quota é sinônima de cota nos casos em que a palavra assume sentidos econômicos. Para referir-se à Lei de Cotas ou a um tipo de vestimenta usa-se apenas a palavra cota.