Convém ou convêm

As duas formas estão corretas, contudo são utilizadas em contextos diferentes.

As palavras convém e convêm estão corretas e existem na língua portuguesa, contudo são utilizadas em contextos diferentes. Convém e convêm são formas conjugadas do verbo convir e o uso de cada uma dessas palavras dependerá da pessoa gramatical do sujeito do verbo.

O verbo convir é utilizado com diferentes significados. O mais comum dentre eles expressa o ato de concordar, aceitar ou admitir algo. Também possui o sentido de acontecer simultaneamente, sendo sinônimo de coincidir. Ainda pode indicar a característica de ser útil e adequado para algo.

Convém

A palavra convém corresponde ao verbo convir quando conjugado na terceira pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo (ele convém). Assim, deve-se utilizar convém quando o sujeito do verbo estiver no singular.

Exemplos com convém

  • Depois de muito hesitar, ele disse que convém com as condições do contrato.
  • O fuso horário de Belo Horizonte não convém com o do Acre.
  • O livro didático escolhido pelo Estado não convém com o conteúdo do segundo ano do ensino médio.

Convêm

A palavra convêm, por sua vez, corresponde ao verbo convir quando conjugado na terceira pessoa do plural do tempo presente no modo indicativo (eles convêm). Desse modo, utilizamos a palavra convêm quando o sujeito do verbo está no plural.

Exemplos com convêm

  • As atitudes deles não convêm com as suas idades.
  • As diretrizes não convêm para todos.
  • Convêm que vocês fiquem até mais tarde.