Contexto ou contesto
As palavras contexto e contesto estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, têm significados diferentes e devem ser utilizadas em situações distintas.
Contexto
A palavra contexto, escrita com a letra x, é classificada como um substantivo masculino. Seu significado designa o conjunto de circunstâncias que permitem compreender um fato. Designa também o conjunto de frases e partes que compõem um texto como um todo e contribuem para o seu significado.
No âmbito da sociolinguística, a palavra contexto refere-se ao conjunto de condições de uso da língua, que envolve, simultaneamente, o comportamento linguístico e o social, e é constituído de dados comuns ao emissor e ao receptor.
Exemplos com contexto
- Iremos estudar o contexto histórico da Revolução Francesa.
- É preciso saber o contexto de produção deste texto para compreendermos-o completamente.
- A escolha do registro de linguagem a ser utilizado deve ser pensada em função do contexto comunicacional.
Contesto
A palavra contesto, escrita com a letra s, corresponde ao verbo contestar conjugado na 1ª pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo (eu contesto). O verbo contestar designa o ato de não aceitar algo como válido, de impugnar, refutar e pôr em dúvida a veracidade de algo. Contestar significa questionar, protestar, opor-se, replicar, entre outros.
Exemplos com contexto
- Eu contesto as informações que leio para não ser facilmente manipulado pela mídia.
- Iremos contestar o resultado da votação.
- Eu contesto a sua opinião, pois tenho argumentos para isso.
Atenção: a palavra contexto é pronunciada com a vogal e fechada (ê), enquanto a palavra contesto é pronunciada com a vogal e aberta (é).