Conselho ou concelho
As palavras conselho e concelho estão escritas de forma correta e fazem parte do vocabulário português. No entanto, elas se diferenciam em razão do significado e da situação em que devem ser utilizadas.
Conselho
A palavra conselho, grafada com a letra s na segunda sílaba, é um substantivo do gênero masculino que indica a opinião de alguém para outra sobre determinado assunto, servindo também para indicar advertência, aviso ou ensinamento.
Também apresenta o sentido referente a um ajuntamento de pessoas que se reúnem para decidir sobre determinados assuntos ou pauta. Geralmente, esse conselho é formado por um corpo deliberativo, administrativo ou assembleia.
Exemplos com conselho
- Escute o conselho que te dou e não se envolva em problemas.
- O conselho municipal irá se reunir para resolver os problemas da cidade.
Concelho
Já a palavra concelho, grafada com a letra c na segunda sílaba, faz referência a divisão administrativa de um território.
Essa palavra é classificada como um substantivo do gênero masculino e equivale ao mesmo que município. Não é uma palavra muito conhecida pelos brasileiros, pois é mais utilizada em Portugal.
Exemplos com concelho
- Paulo reside em um concelho próximo da capital.
- Quando viajei para Portugal fui ao concelho onde Maria reside.
Neste caso, temos um exemplo de palavras homófonas, pois possuem mesmo som quando são pronunciadas, mas com grafia e significados diferentes. Isso é muito comum de acontecer na língua portuguesa, principalmente quando se trata de uma língua falada em países diferentes como acontece com o nosso vocabulário.