Conseguir e consegui
As formas conseguir e consegui estão corretas e existem na língua portuguesa. São formas diferentes de conjugação do mesmo verbo: conseguir é a forma infinitiva e consegui é o verbo conjugado na 1.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (eu consegui).
Conseguir denota o ato de sair-se bem na busca de (um resultado, um objetivo, algo por que se diligenciava), sendo sinônimo de alcançar, obter, conquistar.
Conseguir: infinitivo
Conseguir corresponde ao infinitivo do verbo. O infinitivo é uma das formas nominais dos verbos e é muito utilizado na língua portuguesa, principalmente o infinitivo impessoal.
O infinitivo impessoal é utilizado para denotar um sentido genérico ou indefinido, isto é, quando o verbo não está relacionado com nenhuma pessoa gramatical e denota apenas o processo verbal. Também é usado quando o verbo tiver regência de uma preposição e em locuções verbais.
Exemplos com conseguir
- Conseguir é o mesmo que alcançar. (infinitivo impessoal)
- É preciso conseguir levar as crianças para a escola. (infinitivo impessoal)
- Preciso de você para conseguir o trabalho. (frase com preposição)
- Ela não vai conseguir terminar as tarefas do dia. (locução verbal com o verbo auxiliar ir)
Consegui
A palavra consegui corresponde ao verbo conjugado na 1ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo, e é usada principalmente para indicar uma ação que ocorreu num determinado momento do passado.
Exemplos com consegui
- Eu ainda não consegui uma vaga de emprego.
- Eu não consegui entender o conteúdo que irá cair na prova.
- Não consegui alcançar meus objetivos, mas tentarei novamente.
Veja também: dá ou dar; concluí, conclui ou concluir.