Conhecesse ou conhece-se

Conhecesse e conhece-se são formas do verbo conhecer conjugado em diferentes modos e tempos.

As duas formas verbais existem na língua portuguesa e estão corretas. Embora sejam formas do verbo conhecer, cada expressão está conjugada num tempo e modo diferentes. O verbo conhecer, do latim cognoscere, tem os principais sentidos de perceber, tomar consciência, apreender, ter conhecimento sobre algo. Pode ser conjugado em todos os tempos, modos e pessoas.

Conhecesse

Conhecesse é a forma conjugada do verbo conhecer na primeira ou terceira pessoa do singular, no pretérito imperfeito, do modo subjuntivo. O modo subjuntivo trata de possibilidades, hipóteses e o pretérito imperfeito do subjuntivo expressa a ideia de desejos, expectativas, situações que acontecerão a depender da concretização de outras.

Exemplos com conhecesse

  • Se eu conhecesse de verdade as suas intenções não teria sido surpreendida pelas suas atitudes negativas.
  • Caso eu conhecesse mais de filosofia teria tido um desempenho melhor na prova.

Conhece-se

Conhece-se é termo constituído pelo verbo conhecer na terceira pessoa do singular, no tempo do presente do modo indicativo, porém seguido da partícula se. A partícula se pode ser utilizada como conjugação pronominal ou como partícula apassivadora.

Ao desempenhar o papel de conjugadora pronominal, a partícula faz o verbo referir-se a terceira pessoa do singular, assumindo um caráter reflexivo. Como partícula apassivadora o se é utilizado para passar a oração da voz ativa para a voz passiva, isto é, faz com que o objeto direto da oração na voz ativa passe a assumir a função de sujeito na oração na passiva. Assim, o objeto direto passa a sofrer a ação verbal.

Exemplos – conjugação pronominal

  • Ela conhece-se muito bem.
  • Ele conhece-se muito mais do que você pode imaginar.

Exemplos – partícula apassivadora

  • Atualmente, conhece-se o mundo inteiro pela Internet.
  • Conhecem-se os motivos para quererem tirar os direitos dos trabalhadores.