Comigo ou com migo
A forma correta de escrita da palavra é comigo. A grafia com migo está incorreta e não deve ser utilizada na escrita da língua portuguesa.
Comigo
A palavra comigo é classificada como um pronome pessoal oblíquo tônico indicativo da 1ª pessoa do singular (eu). Os pronomes oblíquos tônicos só podem assumir a função sintática de complemento verbal, especificamente, de objeto indireto na oração. Por terem a função de objeto indireto, os pronomes oblíquos tônicos sempre são precedidos por uma preposição: para mim, de mim, sem mim, por mim, …. Quando utilizamos o pronome com a preposição com, ocorre contração e gera-se o pronome comigo.
O pronome comigo indica, principalmente, algo feito na companhia de quem fala, mas indica também algo que está na posse de quem fala, no interior de quem fala, ao cuidado de quem fala, ao mesmo tempo de quem fala,…
Exemplos com comigo
- Gosto de passar tempo comigo.
- Meu cachorro vai comigo para todos os lugares.
- Todos os dias faço meus pais perderem a paciência comigo.
- O seu caderno não está comigo.
Dica: geralmente, comigo significa “em minha companhia”. Sendo assim, podemos pensar que “se está comigo, está junto” e saberemos que deve-se grafar comigo sem espaçamento, isto é, de forma junta.
Veja também: mim ou min.