Coletivo de cavalo
O coletivo mais recomendado de cavalo é cavalaria. Tropa, plantel e manada também podem ser usados como coletivo de cavalos.
Exemplos
- A cavalaria desapareceu em disparada pela estrada.
- Possuo um tropa de cavalos de excelente raça.
- Ele possui um plantel de cavalos andaluzes.
- A manda de cavalos está pastando junto ao lago.
Cavalaria: coletivo específico
Os coletivos podem ser classificados em dois tipos: específicos e genéricos. Os específicos são utilizados de forma mais restrita, normalmente fazendo referência a uma única categoria, dentro de um universo de categorias possíveis. Por exemplo, o substantivo cavalo costuma ser compreendido como uma categoria específica dentro de conjuntos de categorias, como equinos, mamíferos, animais, etc.
O coletivo específico para cavalos é cavalaria. Cavalaria é, portanto, um conjunto de cavalos. Porém, cavalaria também pode ser usada para se referir a um conjunto de cavaleiros.
Tropa, plantel e manada: coletivos genéricos
Os coletivos genéricos são aqueles que se podem se referir a mais de uma categoria, não tendo um uso mais restrito como os coletivos específicos. Para cavalo, temos os seguintes coletivos específicos:
- tropa: pode ser usado para quaisquer animais de carga, como cavalos, jumentos, mulas, etc.
- plantel: pode ser usado para equinos e bovinos criados para reprodução.
- manada: pode ser usado para animais de casco de grande porte, desde cavalos a elefantes.
Recomenda-se usar coletivos genéricos acompanhados da categoria à qual fazem referência: tropa de cavalos, plantel de cavalos, manada de cavalos.