Círculo vicioso ou ciclo vicioso
A forma correta de escrita da expressão é círculo vicioso, com a palavra círculo. A expressão cilo vicioso é incoerente e não deve ser utilizada.
Círculo vicioso
Segundo os dicionários, a expressão círculo vicioso designa uma sucessão, geralmente ininterrupta, de acontecimentos que se repetem e voltam sempre ao ponto de origem. Assim, designa algo que não tem fim que se repete ao longo do tempo. Na filosofia aristotélica, esta expressão designa uma falha lógica que consiste em alcançar dedutivamente uma proposição por meio de outra que, por sua vez, não pode ser demonstrada senão através da primeira.
Assim, a expressão círculo vicioso, por indicar que determinadas situações se vão repetindo sucessivamente, deve ser escrita com a palavra círculo. Isso porque, em um círculo, o ponto A dá origem ao ponto B e, por sua vez, B dá novamente origem a A e jamais chega-se ao fim do círculo. A palavra, diferentemente, ciclo denota um espaço de tempo durante o qual ocorre e se completa, com regularidade, um fenômeno ou um fato, ou uma sequência de fenômenos ou fatos, ou seja, algo que tem início e fim. Desse modo, o uso da expressão ciclo vicioso é incoerente e não deve ser utilizada.
Exemplos com círculo vicioso
- Será que você nunca sairá desse círculo vicioso?
- Eles terminam e voltam constantemente, parece até um círculo vicioso.
- Ela fica ansiosa e fuma para relaxar, mas em seguida fica ainda mais ansiosa para fumar o próximo cigarro e, assim, permanece em um círculo vicioso.