Cínico ou sínico
As duas palavras estão escritas de forma correta e são palavras utilizadas no vocabulário da língua portuguesa. Tanto a palavra cínico quanto o termo sínico são encontradas no vocabulário português, mas possuem significados diferentes.
A pronúncia das duas palavras é semelhante. No entanto, encontraremos sentidos diferentes para os dois termos.
Cínico
A expressão cínico grafada com a letra c no início da palavra está se referindo ao indivíduo que gosta de fingir, debochar ou faz sarcasmo com outra pessoa. Podemos utilizá-la como sinônima das palavras descarado, debochado ou sarcástico por apresentarem sentidos iguais.
Exemplos com cínico
- Paulo sempre foi muito cínico quando conversamos.
- Quando está em público ele apresenta um comportamento muito cínico.
Sínico
Já a palavra sínico escrita com a letra s na primeira sílaba tem sua origem no latim e é um vocábulo que faz referência específica aos chineses ou a China com ênfase na origem dos indivíduos que são daquele país.
Exemplos com sínico
- A escola onde trabalho fez parceria com professores sínicos.
- A reunião realizada com investidores sínicos renderá muitos negócios para a empresa.
Como já dissemos as duas palavras existem e estão corretas. Mas é necessário identificarmos que elas fazem parte de um grupo de palavras denominadas de homófonas. São assim chamadas porque apresentam alguma diferença na escrita, mas possuem a mesma pronúncia.
Se observarmos bem o vocabulário da língua portuguesa encontraremos outras palavras que também se encaixam no mesmo caso das palavras cínico e sínico.