Bucho ou buxo
Os dois substantivos masculinos existem e podem ser utilizados na língua portuguesa, mas cada termo tem um significado próprio e totalmente diferente um do outro. Vamos aos possíveis sentidos.
Bucho
Bucho é o nome frequentemente dado ao estômago de um animal, possuindo como sinônimos os substantivos abdômen, ventre, barriga.
Exemplos com bucho
Examine algumas frases com essa palavra:
- O cachorrinho está de bucho cheio.
- Estou morta de fome. Qual é a hora de encher o bucho?
- Comeu tanto que está com o bucho explodindo.
Lembre-se de que em todos os exemplos acima a aplicação da palavra bucho é informal e deve ser evitada em condições de uso em que se exija a gramática normativa, como provas oficiais, entrevistas de emprego e documentos.
É possível ainda, porém no campo da conotação e informalidade, fazer uso da palavra bucho para referir-se a uma mulher feia, mas tal uso é pejorativo e constitui-se em gíria. Nesses termos, temos como sinônimos feiura e horror.
Vamos à demonstração do substantivo nesse sentido:
- Aquele bucho de mulher chega a assustar qualquer um com sua feiura.
Buxo
Buxo é um substantivo utilizado para denominar uma planta de pequeno porte que serve como ornamento, mais conhecida como “buxinho” e muito utilizada em decorações. O nome de tal planta deriva do termo latino buxus e, portanto, mantém sua grafia com x.
Exemplo com buxo
- A noiva optou por encher sua decoração de buxos ao longo do corredor.
Muitos usuários da língua portuguesa acabam confundindo a grafia de bucho e buxo, isso acontece porque os dois substantivos são palavras homófonas, o que significa dizer que elas têm o mesmo som, mas com significados e aplicações diversos, não se equivalendo e nem podendo ser usadas como sinônimo uma da outra.
Antes de escolher entre ch ou x para a grafia dessa palavra, é essencial analisar qual sentido se quer dar à frase, assim evitamos erros.