Bravo ou brabo
As palavras bravo e brabo estão escritas de forma correta e ambas existem na língua portuguesa. Normalmente, essas palavras são utilizadas como sinônimas podendo-se escolher de forma facultativa qual será usada na frase.
Bravo e brabo possuem o mesmo significado, entretanto brabo é uma forma mais informal da palavra bravo e é mais utilizada na oralidade.
Bravo/brabo são palavras classificadas morfologicamente como adjetivos e, assim, são utilizadas para qualificar algo ou alguém. Esses adjetivos qualificam o termo ao qual se referem como algo feroz, rígido, tempestuoso, agreste, irritadiço ou danado.
Mas o seu significado não se restringe aos sentidos citados. As palavras bravo ou brabo, podem ainda qualificar algo como nocivo ou prejudicial, algo que merece atenção e cuidados, algo difícil ou ruim, de granças proporções etc.
A escolha do uso de bravo ou brabo acontecerá conforme o contexto. Na linguagem escrita, é recomendável que se use, preferencialmente, a palavra bravo, com a letra v. Já na oralidade do cotidiano podem ser usadas quaisquer uma das duas palavras, brabo ou bravo.
Exemplos com bravo e brabo
- O homem tinha fama de ser bravo/brabo.
- Essa é uma droga muito brava/braba.
- Infelizmente ele está com uma doença brava/braba e precisará de muitos cuidados.
- Esse verão está bravo/brabo.
- Ele cometeu um erro bravo/brabo e agora a empresa irá falir.