Autossuficiente ou auto-suficiente
A forma correta de escrita da palavra é autossuficiente, sem o uso do hífen. A grafia auto-suficiente está incorreta e não deve ser utilizada na ortografia da língua portuguesa.
Autossuficiente
A palavra autossuficiente é classificada morfologicamente como um adjetivo. É utilizada para caracterizar aquele ou aquilo que se basta a si mesmo, que é capaz de viver sem depender de outrem. Assim, é sinônima de independente.
O adjetivo autossuficiente é um adjetivo de dois gêneros, isto é, apresenta a mesma forma quando se refere a um substantivo masculino ou feminino: Ele é autossuficiente./Ela é autossuficiente.
Exemplos com autossuficiente
- Você se acha autossuficiente, mas não consegue passar um dia sem a ajuda da sua mãe.
- Nos dias de hoje é muito necessário ser autossuficiente.
- O país tornou-se autossuficiente na produção de papel.
- Com o sucesso, tornou-se autossuficiente.
O Novo Acordo Ortográfico alterou as regras para o uso do hífen. De acordo com as novas regras, não se usa mais o hífen quando o prefixo da palavra termina em vogal e a segunda palavra começa com as letras r ou s, que deverão ser duplicadas. Este é o caso da palavra autossuficiente: auto (prefixo terminado em vogal) + suficiente (segunda palavra iniciada por s) = autossuficiente.
- antissocial;
- ultrassom;
- antirreligioso;
- contrarregra;
- extrarregular;
- microssistema;
- infrassom;
Exceção à essa regra são os prefixo hiper, inter e super nos quais se mantém o hífen quando ligam elementos iniciados por r:
- hiper-requintado;
- inter-regional;
- super-resistente;
- inter-resistente;