Autoavaliação ou auto-avaliação
A forma correta de escrever a palavra é encontrada na grafia autoavaliação, sem o uso do hífen. Após a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, no ano de 2009, a regra para o uso do hífen foi alterada e muitas palavras deixaram de conter esse termo em sua estrutura.
A palavra autoavaliação é classificada como um substantivo e refere-se a uma verificação objetiva que o indivíduo faz sobre si mesmo.
A autoavaliação é um processo muito utilizado em empresas e colégios, para que os indivíduos possam refletir acerca de seu próprio desempenho em determinadas atividades.
Exemplos com autoavaliação
- O aluno fez uma autoavaliação negativa.
- As autoavaliações dos funcionários da empresa foram muito diversas.
- Clara tem dificuldade em fazer autoavaliações.
A palavra autoavaliação é sinônimo de autoanálise, autojulgamento, autoverificação, autoexame, entre outras.
O processo de formação de palavras pelo qual o termo autoavaliação é formado é chamado de derivação prefixal. Nesse processo, insere-se um prefixo em uma palavra já existente o qual altera-lhe o sentido. No caso de autoavaliação temos: auto + avaliação.
Pelas novas regras do Acordo Ortográfico, o hífen deverá ser utilizado quando a palavra após o prefixo for iniciada pela mesma letra final do prefixo.
Também deve-se fazer uso do hífen quando a segunda palavra for iniciada com a letra h. Nas demais situações, utiliza-se sempre a grafia das palavras sem o hífen.
Exemplos de palavras com hífen
- auto-ódio
- auto-observação
- auto-hipnose
- anti-inflamatório