Anti-social ou antissocial
A forma correta de escrita da palavra é antissocial, sem o uso do hífen. Até o ano de 2009, essa palavra era grafada com o hífen. Entretanto, após o Novo Acordo Ortográfico entrar em vigor, ele foi retirado de algumas palavras.
A palavra antissocial é classificada como um adjetivo e deve ser utilizada quando deseja-se qualificar algo ou alguém que é adverso ao convívio social, bem como às ideias, costumes e interesses da sociedade em geral.
O adjetivo antissocial, diferente da maioria dos adjetivos, é invariável quanto ao gênero (masculino ou feminino). Ou seja, é utilizada a mesma forma para referir-se aos dois gêneros do discurso. Quanto ao número, (singular ou plural) o adjetivo varia normalmente.
O termo antissocial é sinônimo de insociável, retraído, fechado, intratável, arisco, introvertido e bicho do mato, entre outros.
Exemplos com antissocial
- Fernando nunca sai de casa porque é muito antissocial.
- Algumas pessoas possuem comportamentos antissociais desde a infância.
- Ela é antissocial e por isso fala pouco.
A palavra antissocial é formada pelo que conhecemos como derivação prefixal. Isso significa que é inserido um prefixo em uma palavra já existente na língua portuguesa e esse prefixo é capaz de alterar o sentido da palavra.
No caso de antissocial, foi inserido o prefixo anti- na palavra social: anti + social. O prefixo anti- significa uma oposição, uma ação contrária.
Várias palavras na língua portuguesa são formadas por esse mesmo processo. Com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, muitas palavras perderam o hífen.
A nova regra do acordo estabelece que o hífen só deverá ser utilizado quando o prefixo inserido na palavra terminar com a letra inicial da segunda palavra. Também deve-se utilizar o hífen quando a segunda palavra começa com a letra H.
Exemplos de palavras com hífen e sem hífen
- anti-inflamatório
- anti-higiênico
- anti-herói
- anti-horário
- antiético
- antidepressivo
- anticoncepcional
- antieducativo
- antiaéreo