Advogacia ou advocacia

As palavras advogacia e advocacia estão corretas.

Na língua portuguesa, tanto advocacia quanto advogacia existem e estão relacionadas ao substantivo advogado. Apesar de advocacia ser muito mais comum, é possível encontrarmos advogacia nos dicionários.

Advogacia e advocacia

Advocacia e advogacia são substantivos femininos que dizem respeito à atividade do advogado, ao fazer do advogado, quem é advogado exerce advocacia ou advogacia.

Exemplos

  • Sempre quis atuar na área da advocacia. Acho que tenho muito talento para a persuasão.
  • A advogacia muitas vezes é um campo bastante ingrato em que se trabalha muito sem ver grandes resultados.
  • Depois de anos de profissão, Renata decidiu deixar a advocacia e investir em outro tipo de trabalho um pouco menos exigente.
  • A advogacia é uma bela área de atuação, mas o candidato precisa estar consciente de todas as dificuldade envolvidas na atividade.

Os termos advocacia e advogacia têm sua origem no vocábulo latino advocatus, formado pela partícula ad, que significa junto de, e vocatus, que se traduz por chamado, assim entende-se o sentido de advocatus como aquele que é chamado ou convocado para estar junto das partes, auxiliando-as em suas requisições.

Por conta da etimologia da palavra, convencionou-se o maior uso de advocacia, com c, mantendo uma relação com o termo de origem. Já advogacia nasceu como forma de aproximação com a palavra advogado, seguindo sua grafia com g. Entretanto, mesmo havendo a admissão nos dicionários e pelos gramáticos especializados, a versão advogacia soa incorreto aos ouvidos da grande parte dos falantes da língua portuguesa, tendo, por isso, pouquíssimo uso.

Note ainda que em qualquer opção advocacia, advogacia e advogado tem sempre d mudo, mantendo a estrutura do prefixo original latino ad, sendo, portanto, incorreto incluir vogal e ao lado do prefixo ad tanto na versão escrita quanto na forma de se pronunciar.