À distância ou a distância
As expressões à distância e a distância estão corretas e existem na língua portuguesa. Devem, contudo, ser utilizadas de formas diferentes. Há algumas divergências sobre o uso dessas expressões, contudo a regra geral postula que deve-se utilizar à distância, com crase, quando a distância referida estiver especificada.
À distância
Utiliza-se a expressão à distância, com crase, quando na frase houver a especificação da distância referida: você estava à distância de 10 metros.
Exemplos com à distância
- Moro à distância de cinco quilômetros da universidade onde estudo.
- Sua roupa está tão extravagante que te vi à distância de dez metros.
- Ficou à distância de 100 metros da confusão.
A distância
Quando não houver na frase a especificação da distância referida, utiliza-se a expressão a distância, sem o acento grave indicador de crase.
Exemplos com a distância
- O ensino a distância está cada vez mais em alta.
- A distância entre nós aumenta a cada dia.
À distância ou a distância: casos de ambiguidade
Em algumas frases, mesmo que não haja a especificação da distância referida, utiliza-se a expressão à distância para desfazer possíveis ambiguidades semânticas. Por exemplo, a frase “o guarda observava a distância” é ambígua, isto porque pode ser interpretada de duas formas: o guarda observava a própria distância ou observava de longe. Com o uso da crase, é possível deixar a frase com apenas o segundo sentido, sem ambiguidade.
- O guarda observava a distância. (ambíguo)
- O guardada observava à distância. (de longe)
- Não consigo enxergar a distância. (ambíguo)
- Não consigo enxergar à distância. (de longe)